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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1256

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Título: Cursos de capacitação geram aperfeiçoamento profissional? um estudo com servidores da UFPE
Autor(es): SOUZA, Bárbara Camila Bomfim de
Palavras-chave: Capacitação de Servidores TAEs; Treinamento em Órgão Público; Gestão do Conhecimento em Órgão Público; Aprendizagem Organizacional
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Camila Bomfim de Souza, Bárbara; Campello de Souza, Bruno. Cursos de capacitação geram aperfeiçoamento profissional? um estudo com servidores da UFPE. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A presente dissertação é um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, que tem como objetivo investigar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pela turma III através do curso de capacitação Ferramentas de Gestão para Gestores . Para isso, buscou-se comparar o nível de conhecimento dos participantes antes e depois do curso, bem como eventuais mudanças comportamentais decorrentes do aprendizado. A escolha da amostra se deu de forma não aleatória, uma vez que foi informado que a turma III teve como peculiaridade um planejamento em que foi previsto um acompanhamento, tanto do desenvolvimento dos conhecimentos quanto dos comportamentos de seus participantes, por se tratar de uma turma financiada com recursos do Ministério do Planejamento, para atender aos requisitos do edital. Para melhor compreensão, os referenciais teóricos perpassam pela contextualização da Era do Conhecimento e da exigência por trabalhadores do conhecimento, posicionando a UFPE nesse contexto. Inclui as formas de aprendizado e como acontecem nas organizações, inclusive nas públicas e na UFPE, especialmente; treinamento e avaliação de desempenho. Como resultados, ao que tudo indica, houve apenas uma evolução cognitiva dos participantes, que, no entanto, parece não ter relação com a participação no curso. Não foi possível notar mudanças de comportamento por parte dos participantes através de suas avaliações de desempenho, embora a maioria deles tenha informado que o conhecimento adquirido tenha sido aplicado, primeiro em sua vida pessoal depois na profissional. Como conclusão foi mencionado que o curso precisaria de uma avaliação mais crítica em seus módulos, sendo sugerido inclusive que a UFPE busque formas mais adequadas de mensurar a eficácia de seus programas de capacitação em termos práticos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1256
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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